Não que isso importe, mas...

11 junho, 2010

Copa do Mundo 2010

A apenas alguns minutos do pontapé inicial da primeira Copa do Mundo de futebol no continente africano, decidi registrar aqui meus palpites e minhas opiniões. Sei que vou errar muito, porque se o futebol é uma caixinha de surpresas, a Copa do Mundo é um verdadeiro filme de suspense. Dito isso, Copa do Mundo é também tradição, força histórica, então não tem muito como apostar contra os gigantes de sempre. Não é à toa que em todas as Copas do Mundo jogadas até hoje, sempre, repito sempre, havia a presença na final de pelo menos um desses times: Brasil, Argentina, Alemanha e Itália.

Planejo postar todos os dias depois dos jogos, com minhas impressões e vou fazer um post só sobre a Seleção Brasileira mas, por enquanto, vamos aos grupos:

GRUPO A - África do Sul, México, Uruguai e França
Um dos grupos mais nivelados. Acredito que a empolgação dos Bafana Bafana e a evolução que eles vêm demonstrando possa mesmo garantir o sucesso deles contra as outras seleções, bem mais fortes. Apesar de ser um palpite arriscado, acredito que eles passem da primeira fase, junto com a desacreditada mas traiçoeira (e trapaceira, pois tem Henry) França.

GRUPO B - Argentina, Nigéria, Coreia do Sul e Grécia
A Argentina, apesar de Maradona, deve sim engrenar e fazer uma Copa como não faz há anos, eles devem passear nesse grupo. Já a Grécia, já fez muito em ter tirado a Ucrânia da Copa e ter viajado pra África, deve bater muito, dar trabalho e sair de fininho. Já entre Nigéria e Coreia, é um palpite dos mais difíceis. Vou ficar com os africanos, que têm tradição em competições de alto nível, por estarem mais perto de sua torcida e por estarem devendo há algum tempo.

GRUPO C - Inglaterra, EUA, Argélia e Eslovênia
Nem tem muito o que comentar. O grupo mais fácil da Copa vai mesmo ter Inglaterra e EUA como classificados. A Eslovênia é aplicada, mas aplicação só não dá e a Argélia vai pagar caro por ter tirado da Copa a seleção superior do Egito.

GRUPO D - Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana
Um grupo relativamente tranquilo para os alemães, especialistas em Copas do Mundo, mesmo sem Ballack. A Austrália ainda é fraca, embora tenha melhorado com os anos, mas deve assistir a Gana e Sérvia brigarem pela segunda vaga, que na minha opinião fica com os ganeses, num palpite novamente arriscado, que aposta no efeito casa e na tradição local da seleção africana.

GRUPO E - Holanda, Dinamarca, Japão e Camarões
A excelente e competente seleção da Holanda merecia sorte melhor na Euro passada, quando caiu nas quartas de final graças a uma surpreendente Rússia. A base do time é a mesma e mais experiente, eles devem ganhar o grupo e se classificar junto com a Dinamarca.

GRUPO F - Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia
A Itália de sempre, fraquinha, futebol feio. Mas não foi assim também em 1982, 1994 e 2006, quando eles chegaram à final? A pior aposta é sempre aquela contra a Squadra Azzurra, portanto meu palpite é que eles passam com os paraguaios.

GRUPO G - Brasil, Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal
No difícil grupo brasileiro, deve mesmo predominar a tradição. Falo mais sobre esse grupo depois, mas Brasil e Portugal estarão nas oitavas.

GRUPO H - Espanha, Suíça, Honduras e Chile
A melhor e mais badalada seleção do mundo na atualidade pegou um grupo muito muito fácil, que vai servir só de treino. Acredito nos sul-americanos contra os suíços, apesar de não ver superioridade de um sobre o outro. Se der a lógica, Espanha e Chile passam.

Considero um bom resultado se eu acertar 10 dos 16 classificados.

Agora vou ali ver África do Sul e México, que está pra começar.

6 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial