Não que isso importe, mas...

04 abril, 2006

Do Xadrez, Go e outros vícios

Val no seu mais recente post no Livro dos Dias falou sobre nossa mais nova aquisição, jogos e jogos. Vou pegar emprestado o tema pra falar de minha saudade de nossas noites de jogos com até dez pessoas (embora geralmente muitos furassem). War, Rumikkub, Master, Imagem&Ação, Desafino e tantos outros. Assim que começamos a nos enturmar por aqui, notamos, pra nossa infelicidade, que nosso gostoso hábito de juntar os amigos pra uma boa noitada sobre um tabuleiro não era muito apreciado pelos outros moradores da casa, apesar de serem mais novos que a gente (como se jogo tivesse idade). Resultado: começamos a apelar pros jogos solitários ou de dupla. Aí jogávamos sempre o Palavras Cruzadas que trouxemos do Brasil, depois compramos um baralho, eu me entreguei ao vício do Xadrez (pelo computador) e tinha também o delicioso funde-cucas Su Doku (que por aqui já era febre há tempo). Até o Letroca atrasou nosso sono, uma vez ou outra. Jogamos Othelo num bar pela primeira vez e Val me deu uma surra em dois jogos seguidos, nem precisa dizer que ela desde então tá louca pra comprar esse.

O tédio, esse companheiro constante nos nossos 200 dias de Europa, nos convidou a sair e buscar novas opções de jogos, acabamos achando um tabuleiro de Xadrez com peças de Gamão (que, por conseguinte, se trata também de jogo de Damas) e compramos o fantástico Go. André vivia falando dessa beleza, mas a oportunidade só veio agora. Compramos um kit muito bonito com livro e tudo. Não se preocupe, André, nossas tardes de Xadrez vão ser acompanhadas de Go quando eu voltar :)) E eu vou estar louco por uma daquelas reuniões com todo mundo, ganhar de Alexandre no War, de Dinho no Rumikkub, de Vivinha no Desafino, de Floyd no Master, jogar Imagem&Ação no mesmo time de Cau, jogar Vídeo Mania, respondendo sobre cinema, com Renato (só jogar mesmo, não dá pra ganhar, o homem é uma enciclopédia). Os jogos são excelentes, mas perdem muito da graça se não tem vocês.

A figura acima é Go escrito em japonês. Eu ainda estou aprendendo a jogar, não acredito que vá gostar mais do que Xadrez, mas recomendo altamente. Pra quem se interessar, uma página boa de Go é http://paginas.terra.com.br/esporte/go/, o menu à esquerda traz tutorial, exemplos de jogos e links interessantes. Pra quem desenrolar o inglês, aí sim tem milhares (digite Go Game no Google e não se assuste com os mais de 600 milhões de resultados), entre elas eu indicaria começar por http://www.usgo.org/resources/internet.asp, uma boa coletânea de links. Se gostar, vai treinando, quem sabe a gente não se encontra pra uma partidinha?

5 Comentários:

  • Vc esqueceu o risk, que nunca mais jogamos, mas que já foi atividade constante entre nós dois, já que esse jogo fica um pouco entediante quando tem mais de 2 pessoas. E o fato de que descobrimos um jogo interessante por aqui, esse sim a turma daqui gosta de jogar: o Cranium. É uma mistura de Imagem&Ação com Nonsense, bem interessante. E o Jenga, que é bem divertido!!

    Por Anonymous Anônimo, Às 4:21 AM  

  • Pronto, Paulinho, você é o responsável por tirar da hibernação os meus mais terríveis tiques nervosos para adquirir imediatamente o Go que me será destinado um dia (por justiça humana, se não me ajudar a divina). Vou procurar, isso sim, links para comprar esse tal de Go. Sei onde estou me metendo. Kuka volta e meia me dá umas surras (pasme!) nos palavras cruzadas. Preciso, urgentemente, me purificar com um jogo abstrato como o Go, que não precisa de palavras, mas de lapadas de silêncio e uma cara de quem passou muito tempo num templo budista. É isso aí. Vou dedicar um post futuro no meu blog pra os jogos. Estou na febre do sudoku (mas até quanto?) Adorei o seu texto. Caprichado e lúdico.

    Por Anonymous Anônimo, Às 10:02 AM  

  • Eita, Meu Filho, lendo seus comentários, deu uma saudade danada das nossas jogatinas até tarde da noite, a casa cheia de amigos, umas bolachinhas, chá de pêssego, um barulho q n deixava ninguém dormir, eu tirando muita onda da sua cara, vc puto qdo tava perdendo, Alessandro perturbando Dinho e Val agoniada com toda essa zona rsrsrs Se fecharmos os olhos enxergaremos exatamente tudo isso. Sinto saudade até das nossas brigas, eram a certeza de que vc estava aqui (OTÁRIO !!!kkkkkkk, lembra ?!)
    Jogar, pra mim, tem sido coisa rara, tenho sofrido dos mesmos problemas de vcs, quase ninguém cultiva esse hábito tão prazeroso e divertido, mas um motivo para eu dizer : VOLTEM LOGO !!!!!!

    Amo vc,
    Cau

    Por Anonymous Anônimo, Às 10:21 AM  

  • Companheiro! Primeiro, obrigado pela deferência sobre o Video Mania - mas acho que só jogamos uma vez, o que é pouco para dizer que sou imbatível, não é? Segundo, obrigado também pelo comentário no meu filme preferido - pode usar a lista, sim, à vontade. Estou ansioso para conhecer os seus 100. Mas aviso logo: fazer uma lista dessas é coisa de doido. Aconselho a pegar um guia de vídeo bem atualizado e ir anotando seus "candidatos". No final, se der mais de 100, melhor: vá cortando. Abraço e beijo na Val!

    Por Anonymous Anônimo, Às 11:21 PM  

  • Sim, provavelmente por isso e

    Por Anonymous Anônimo, Às 2:37 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial