Pra não dizer que não falei das flores
Nem todo mundo sabe e pouca gente liga, mas no dia 10 passado começou a Copa do Mundo de futebol feminino na China. A primeira Copa foi também na China em 1991, e desde lá a competição vem acontecendo de 4 em 4 anos assim como a dos homens, mas com bem menos badalação.
Muito lentamente, as meninas estão ganhando um merecido destaque internacional, graças principalmente à atenção que a modalidade vem atraindo nas principais potências, que são os Estados Unidos e países do leste europeu. Estranho é constatar que logo no Brasil, o auto-proclamado país do futebol, esse destaque é tímido e não há uma liga feminina, o que dificulta o apoio e o patrocínio. A quem compete criar tal liga? Isso mesmo, à famigerada Confederação Brasileira de Futebol, fábrica de dinheiro de um dos homens com menos caráter e mais poder do Brasil, o Sr. Ricardo Teixeira. O site oficial da CBF, sob protestos, passou a publicar notícias do time feminino mas, enquanto existem arquivos de jogos, jogadores e competições pra todas as categorias do masculino (da principal até a sub-15), o mesmo espaço não é dado às mulheres. Acredito ainda que esse espaço está sendo conquistado, infelizmente à custa de piadas machistas e comentários preconceituosos como "quero ver a troca de camisas no final", ou "nesse time pode me escalar como massagista", ouve-se o absurdo "futebol é coisa pra macho", ou ainda "só tem dragão nessa seleção". E beleza, bem se sabe, não é requisito pra ser uma esportista vencedora, que o digam Paula e Hortência.
O primeiro jogo de uma seleção brasileira feminina de futebol aconteceu em 1986. Desde lá, para os otimistas, parecia que apresentando um bom futebol e conquistando alguns torcedores, o reconhecimento viria mais cedo ou mais tarde. Mas, como esperar não é saber, as meninas não pararam de lutar e melhorar nos últimos anos. O Brasil joga daqui a pouco com a Austrália por uma vaga na semi-final da Copa do Mundo, tendo acabado a primeira fase em primeiro lugar do grupo com 3 vitórias em 3 jogos, 10 gols marcados e nenhum sofrido. Além disso, atualmente entre elas está aquela que foi eleita a melhor jogadora do mundo pela FIFA, a alagoana Marta, e no currículo ostentam um bicampeonato panamericano (ouro em Santo Domingo em 2003 e no Rio este ano), além da prata nas Olimpíadas de Atenas em 2004.
Por causa do fuso horário, os jogos têm acontecido na mesma hora em que estou trabalhando, desta forma, mesmo tendo acompanhado todos os lances dos jogos pelo Placar UOL, só pude assitir a um jogo ao vivo pela televisão, no sábado da semana passada, quando o Brasil ganhou da China por 4 a 0. Tive a oportunidade de ver esse time em ação também no Pan do Rio, já que no nosso pacote de TV paga recebemos a Record Internacional. O que pude testemunhar, nos dois momentos, é que algumas delas não devem nem um pouco em técnica aos atletas do masculino e muitas delas superam os jogadores da Seleção dos homens em critérios como garra, determinação, aplicação tática e uma forte motivação patriótica, qualidades atualmente raríssimas entre os selecionáveis de pernas cabeludas.
É improvável, embora possível, que ganhemos a atual Copa do Mundo, nossa melhor colocação foi em 1999 com um 3º lugar. Devemos passar hoje, mas pegamos em seguida as estadunidenses, que deram uma lição nas inglesas no jogo de ontem e são bicampeãs mundiais, muito bem treinadas, ricas, bem equipadas e todas elas participantes de uma liga bem organizada. Ganhando ou perdendo, nossa seleção feminina é digna de orgulho e merece nosso aplauso pelo belo exemplo de perseverança e sucesso, principalmente se levarmos em conta tantas dificuldades.
2 Comentários:
Ufa! Finalmente você voltou:)
Assisti a todos os jogos do Pan e fiquei pensando como teria sido bom ter aquela Marta na seleção masculina na Copa do ano passado. hehehehe. Brincadeiras à parte, o time dá um show de técnica e abalou hoje contra os EUA! Saudade de vocês! Voltem logo!
Por Anônimo, Às 8:18 PM
Atualiza!!
Atualiza!!
:P
Por Val, Às 9:49 PM
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial