Não que isso importe, mas...

07 junho, 2006

Vai começar de novo

Copa do Mundo. Uma vez o jornalista Juca Kfouri escreveu que pra nós, apaixonados por futebol, a Copa traz uma emoção tão grande, que precisamos de 4 anos pra nos recuperar e ficarmos prontos pra outra. Exageros à parte, o maior evento esportivo de uma só modalidade é apaixonante pra quem gosta do esporte, pra quem não gosta tanto, é uma boa oportunidade pra confraternizar e vibrar com amigos e mesmo quem não gosta, de jeito nenhum, acaba de uma forma ou de outra tendo sua vida afetada nesses 30 dias, ou pelo menos enquanto a Seleção Brasileira continuar na competição.

O sentimento de uma Copa longe do Brasil é ainda mais peculiar, aquelas pessoas vestindo camisa amarela e correndo atrás de uma bola estão representando o seu país, e já que no meio da Babel em que vivemos aqui não há muitos brasileiros, eles estão de fato nos representando. Isso nos faz ainda mais próximos dos pupilos do Parreira.

E um desses pupilos nos dá mesmo muito orgulho. Ronaldo de Assis Moreira, o Ronaldinho (diminutivo pela cara de moleque) Gaúcho (por sua naturalidade), estrela de 26 anos do Barcelona, campeão espanhol e europeu de 2006, eleito pela FIFA melhor jogador do mundo em 2004 e 2005, é um ídolo onde quer que se vá. Até dos ingleses mais chatos e fanáticos só vêm elogios quando o assunto é o gênio dentuço. A Nike lançou uma campanha chamada "Joga Bonito", talvez pelo Brasil tenham passado algum dos vídeos pela televisão mas nesses dois sites vocês encontram todos os 140 vídeos da campanha: Joga Bonito 1 e Joga Bonito 2. Vale a pena dar uma espiada e abrir um sorriso inevitável com algumas lindas imagens de puro talento.

O mesmo Juca Kfouri que eu citei acima escreveu em seu blog sobre o que aconteceu com o Ronaldinho Gaúcho num treino recente da Seleção. Eu achei o post tão interessante que repito aqui abaixo:

"Numa fase em que as notícias escasseiam, abundam os factóides.
Como o deste episódio que rendeu, ao menos, uma inusitada foto na primeira página do UOL.
Ronaldinho Gaúcho levou, digamos, uma estilingada no traseiro.
Traseiro, bumbum, derrière, nádegas, você não imagina quantas horas já foram consumidas nas redações brasileiras para se decidir como chamar a bunda.
Palavra que, para uma tia minha, é muito mais bonita, e sonora, que crisântemo.
Dizia ela que se bunda fosse nome de planta e crisântemo o da região abaixo das costas, aí sim haveria motivos para se evitar seu uso.
Enfim, não há de ser nada. O que abunda não prejudica."


A foto do início foi tirada por Val hoje à tarde, em mais um lindo dia de sol aqui na Inglaterra (o sexto consecutivo!!!). Nela eu apareço usando minha camisa oficial da Seleção Brasileira, já contando as horas pra começar o torneio. Nenhuma cobertura é tão boa quanto a da imprensa brasileira, nenhum guia sobre a copa é tão completo e apaixonado quanto os que estão nas bancas do Brasil por essa época. Como eu queria estar em casa e poder ver meu país mais colorido e mais sorridente, torcer junto com os amigos, ouvir a vizinhança gritar gol. Bom, tenho que me contentar em acompanhar tudo de longe mesmo. Não estou tão confiante por um título, mas acredito em bons jogos. Boa Copa a todos.


P.S: Quero registrar minha tristeza com a morte do guitarrista da banda Detonautas, uma das minhas favoritas, em São Paulo no último dia 4. Rodrigo Netto, o Nettinho, tinha apenas 29 anos e foi assassinado por criminosos que tentavam roubar seu carro numa movimentada avenida da capital paulista. É bom lembrar que essa notícia causa maior impacto porque se trata de alguém famoso, mas infelizmente este está longe de ser um caso isolado. É uma pena que essa nuvem negra de violência tenha estacionado na maior cidade do Brasil.

2 Comentários:

  • Pois eh, como vc falou, ateh pra mim que nunca fui de acompanhar futebol, a Copa do Mundo eh um caso diferente. Nao assisto todos os jogos como vc (freak, freak, freak! :)), mas assisto a todos do Brasil, grito gol, choro, comemoro, dou risada... Dah uma sensacao mais forte de que a gente eh brasileiro nessa hora. O esporte eh uma das poucas atividades que tem dessas coisas.

    Por Blogger Val, Às 7:25 AM  

  • Oi Paulinho!
    Tudo bem? que foto bonita! ficou muito legal.
    Tenho saudade de passar uma copa no Brasil, essa eh a minha segunda copa longe de casa e sinto falta das ruas enfeitadas, das bandeiras nos carros, da alegria que fica o Brasil nessa epoca, mas ficamos torcendo por aqui o melhor que podemos :) , sem esquecer a cervejinha, claro!
    E o Brasil vai ganhar, claro!!!
    Bons jogos e boa farra para vc e valeska, um beijao nos dois da amiga Fe

    Por Anonymous Anônimo, Às 2:56 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial